sexta-feira, 18 de julho de 2008

calane Da Silva


Raul Alves Calane da Silva (Maputo, 20 de Outubro de 1945), é um poeta, escritor e jornalista moçambicano.

Calane da Silva coordenou a Gazeta Artes e Letras da revista Tempo, em 1985, e foi chefe da redação da Televisão Experimental de Moçambique, em 1987.

Foi igualmente membro da direcção Associação dos Escritores Moçambicanos.

Obteve o grau de mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade do Porto, com a dissertação A pedagogia do léxico: as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha.

É docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Pedagógica do Maputo e Director do Centro de Estudos Brasileiros em Maputo.

Obras publicadas

Dos meninos da Malanga. Maputo, Cadernos Tempo, 1982.
Poesia
Xicandarinha na lenha do mundo. Maputo, Associação dos Escritores Moçambicanos, 1988. Colecção Karingana.
Contos. Capa de Chichorro.
Gotas de Sol. Maputo, Associação dos Escritores Moçambicanos, 2006.
Vencedor do concurso literário «Prémio 10 de Novembro», organizado conjuntamente pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo e pela Associação dos Escritores Moçambicanos quando do aniversário da capital de Moçambique.
A Pedagogia do Léxico. O Estiloso Craveirinha. As escolhas leixicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingama. Maputo, Imprensa Universitária, 2002.
Publicação da tese de mestrado.
Prefácio de Mário Vilela.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Calane_da_Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

esse com certeza um mestre ca da terra, adoro ver seus comentarios no jornal o savana, uma edicao semana que vai as bancas todas as sextas